|
|
|
Livro revela curiosidades da vida e da carreira das maiores chefs brasileiras, sem esquecer suas receitas
|
Vencedora do Gourmand World Cookbook Award, o Oscar da Gastronomia, antes mesmo de chegar às livrarias, obra mostra detalhes da vida profissional e da intimidade de mulheres que entendem de gastronomia como ninguém. |
|
O livro concorreu na categoria chefs femininas com 200 outros títulos inscritos por mais de 100 países
Considerado um dos chefs mais conceituados do mundo, Alex Atala destacou recentemente os cinco melhores chefs nacionais. Duas mulheres lideram a lista: Helena Rizzo, de São Paulo e Roberta Sudbrack, do Rio de Janeiro. A partir deste mês, Helena e Roberta integram também outra lista, mais robusta e não menos elegante: estão ao lado de personalidades da gastronomia como Nina Horta, Carla Pernambuco, Morena Leite e outros 16 grandes nomes femininos que brilham na gastronomia nacional atualmenteno livro As Chefs, umacoedição das editoras Melhoramentos e Boccatoque chega às prateleiras em março.
Com prefácio de Bettina Orrico, estilista de culinária e editora da revista Claudia Cozinha por três décadas, atualmente consultora de culinária da revista Claudia e autora de vários títulos sobre gastronomia e curadoria e organização de André Boccato, o livro está entre os finalistas do Gourmand World Cookbook Award, o “Oscar da Gastronomia” na categoria “chefs femininas”.
A proposta é inusitada, o livro relaciona 21 chefs brasileiras, escolhidas a dedo. Cada uma delas tem um espaço exclusivo no qual destaca seu histórico, em um texto leve e interessante. “Aqui estão reunidas receitas preciosas, das mais importantes chefs do país, mas as protagonistas desta obra estão longe de serem as receitas, são mesmo suas autoras, com suas histórias de vida tão deliciosas quanto suas criações gastronômicas” – declara o editor, Breno Lerner.
São histórias que revelam as particularidades da infância e da adolescência, a formação no Brasil e no exterior, os passos para uma carreira promissora, sonhos, projetos, sem deixar de lado peculiaridades da vida pessoal. O livro traz, ainda, uma entrevista em formato ping-pong com cada uma das chefs, onde contam várias curiosidades como sonhos, ídolos e sua receita inesquecível.
Para saborear com os olhos
As imagens são um capítulo à parte. Ricamente ilustrado, o livro reúne fotos das chefs em momentos descontraídos, íntimos e de lazer, com seus familiares. São imagens ambientadas em suas casas, em suas cozinhas, salas, no jardim, no cantinho especial, com os filhos, amigos ou animais de estimação.
E é claro que receitas não faltam. Três pratos de cada uma das chefs com fotos recheiam as páginas.
Quem são as chefs:
Ana Luiza Trajano, Ana Soares, Andrea Kaufmann, Bella Masano, Carla Pernambuco, Carole Crema, Danielle Dahoui, Flavia Marioto, Flávia Quaresma, Helena Rizzo, Heloisa Bacellar, Janaina Rueda, Ligia Katazawa, Luiza Hoffmann, Margarida Haraguchi, Morena Leite, Nina Horta, Renata Braune, Renata Vanzetto, Roberta Sudbrack e Silvia Percussi.
|
Sobre o organizador
André Boccato é fotógrafo, jornalista, chef de cozinha experimental e editor especializado em gastronomia. Foi diretor do Museu de Imagem e do Som (MIS) e curador de gastronomia para Bienal do Livro de São Paulo. É o curador do evento Cozinhando com Palavras, também apresentado recentemente na Feira do Livro de Frankfurt. Também é autor de dezenas de títulos de gastronomia e colecionador de menus da belle époque.
Sobre a Editora Melhoramentos
Há 123 anos a Melhoramentosocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% das vendas nesse segmento. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos tem entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 152 títulos, um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que bateu um recorde histórico: O Menino Maluquinho vendeu mais de 3 milhões de exemplares.
|